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TRANSPORTE SEGURO & EFICIENTE

Tipos de Operação de Transporte de Cargas

O setor de transporte de cargas é essencial para o desenvolvimento da economia, garantindo a circulação de mercadorias entre diferentes regiões do país. Contudo, cada tipo de operação apresenta especificidades e desafios que impactam diretamente na contratação e na gestão do seguro de carga. Neste artigo, vamos detalhar os principais tipos de operações de transporte – lotação, fracionado, dedicado e trechos complementares com múltiplos modais – e como o seguro de carga deve ser aplicado em cada um desses casos.

Transporte de Carga Lotação

No transporte de carga lotação, o caminhão é totalmente carregado com o mesmo tipo de mercadoria ou um embarcador exclusivo, com entrega direta para o mesmo destino final, sem entregas no meio do percurso. Esse tipo de operação costuma ser mais simples em termos de documentação e aprovação de seguro, uma vez que há um único CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) e apenas um cliente envolvido.

Características do Seguro de Carga Lotação:

●       Menor complexidade documental, devido à exclusividade da mercadoria, bem como um único remetente e destinatário;

●       É possível ter maior controle de prazos e definição assertiva de rotas;

●       É possível ter melhor aproveitamento e organização da carga no veículo, diminuindo os riscos de danos;

●       O gerenciamento de risco é aplicado com base em um único tipo de mercadoria e no valor total da carga, facilitando a gestão;

●       Em casos de produtos de alto risco, como eletrônicos, celulares, carnes, cobre, alimentícios e afins, o monitoramento e rastreamento são obrigatórios; e dependendo o valor, outras medidas protetivas também poderão ser exigidas.

Pontos de Atenção: Embora mais simples, a carga lotação pode ser mais atrativa para roubos, devido ao volume e à uniformidade do carregamento.

Transporte de Carga Fracionada

No transporte fracionado, o caminhão carrega diferentes tipos de mercadorias, provenientes de diversos embarcadores, com entrega em múltiplos destinos. Essa é uma operação mais complexa, que exige cuidado na gestão do seguro devido à diversidade de produtos.

Características do Seguro de Carga Fracionada:

●       Cada embarque é registrado com um CTe separado, sendo um para cada NF, gerando uma maior quantidade de documento;.

●       O gerenciamento de risco é definido com base na mercadoria de maior risco ou com maior exigência protetiva, de acordo com a apólice;

Exemplo: Se houver celulares (com exigência de monitoramento acima de R$ 50 mil) e produtos alimentícios (com exigência de monitoramento acima de R$ 150 mil),mesmo que tenhamos um valor menor que 150mil em alimentícios, o embarque precisará ser monitorado por uma Gerenciadora de Risco.

●       Por ter menor volume por embarcador, o fracionado oferece menor atratividade para roubos em relação à carga lotada;

●       Pode existir maior tempo no prazo de entrega, devido às diversas entregas durante o percurso;

●       É importante que a transportadora dê atenção à roteirização, para verificar se todos os percursos fazem parte de sua praça de atendimento;

●       O frete é mais atrativo, pois é fracionado entre vários embarcadores;

●       É necessário atentar para o perfeito acondicionamento da carga no veículo transportador, a fim de evitar danos.

Documentação:

●       Necessidade de averbação de cada CTe individualmente.

●       Em operações com entregas em múltiplos destinos, é essencial encerrar e emitir um novo MDFe em cada movimentação de carga, carregando ou descarregando;

Transporte Dedicado

No transporte dedicado, uma parte da frota é destinada exclusivamente a um único embarcador, independentemente do volume ou tipo de carga. Essa operação se diferencia pela exclusividade operacional, garantindo maior controle logístico e segurança.

Características do Seguro no Transporte Dedicado:

●       Pode ser aplicado tanto para cargas lotadas quanto fracionadas;

●       O seguro é contratado com base nas necessidades específicas do cliente dedicado;

●       Facilita o gerenciamento de riscos, uma vez que a operação é específica, permitindo maior controle;

●       É utilizado em casos que exigem um maior cuidado ou controle, sem a mistura com outras mercadorias ou outros embarcadores;

●       É possível que o veículo dedicado seja personalizado com logomarca do embarcador.

Vantagens:

●       Redução de riscos operacionais devido ao foco exclusivo em um cliente.

●       Possibilidade de otimização dos seguros e documentações, já que as exigências podem ser padronizadas.

Trechos Multimodais

Em operações multimodais, como o nome sugere, a carga percorre por mais de um modal (rodoviário, aéreo, fluvial) até atingir o seu destino final. Os trechos complementares são caracterizados pela continuidade do transporte após o modal principal.

Exemplo de Operação Multimodal:

Trecho 1: Transporte rodoviário inicial, preliminar até o aeroporto;

Trecho 2: Transporte aéreo principal;

Trecho 3: Transporte rodoviário final, complementar até o destino;

●       Trecho 4: Transporte Fluvial Complementar, através de balsa, exclusivamente para região norte do país.

Aplicabilidade do Seguro de Carga:

●       É necessário averbar os percursos rodoviários (preliminares e complementares) na apólice de RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) e RC-DC (Responsabilidade Civil para Desvio de Carga);

●       O trecho aéreo exige uma apólice separada de RCTA-C (Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo) que, além de oferecer coberturas para acidente, avarias e roubo, cobre também riscos de extravio, evento comum nesse modal;

●       No fluvial, desde que seja complementar ao percurso principal rodoviário, há a cobertura contra danos com a carga durante o percurso no qual o caminhão realiza travessias em balsas, exclusivamente na região Norte do Brasil. Entretanto, é necessária a contratação da cobertura adicional para essa modalidade e o percurso complementar deve ser informado no momento da averbação.

Dificuldades com o Transporte Aéreo:

●       A AWB (Air Waybill – Conhecimento de Embarque Aéreo) geralmente é emitida para quem possui nave. Por isso, muitos transportadores não emitem esse documento diretamente;

●       Nesses casos, a averbação na apólice de transporte aéreo pode ser feita através de minutas ou documentos alternativos.

Pontos Importantes no Multimodal:

●       O gerenciamento de riscos é aplicado apenas no rodoviário, pois não existe GR (Gerenciamento de Riscos) para os percursos aéreos;

●       O seguro deve ser planejado em conjunto com o corretor especialista para garantir que todos os trechos estejam cobertos adequadamente.

Subcontratação no Transporte de Cargas

No caso de subcontratação, o transportador contratado pelo embarcador pode repassar a operação (ou parte dela) a outro transportador. Contudo, o transportador principal é quem responde pela operação perante o embarcador.

Regras de Seguro na Subcontratação:

●       O CTe principal é emitido pelo transportador contratado pelo embarcador;

●       O subcontratado emite um CTe de subcontratação, apenas para cobrança de frete, sem valor de mercadoria;

●       O seguro e o gerenciamento de riscos devem seguir as regras definidas pelo transportador principal. E, em caso de sinistro, é em sua apólice que deverá ser reclamado o evento;

●       No modal aéreo, a subcontratação é comum com companhias aéreas. O transportador principal assume a responsabilidade pelo seguro, com a emissão de minutas para averbação na apólice de RCTA-C. A companhia aérea deverá seguir com as regras da apólice do transportador principal, no que diz respeito aos limites ou proibições.

Conclusão

Compreender os tipos de operação de transporte de cargas é fundamental para a correta aplicação do seguro e a garantia de segurança em todas as etapas do processo logístico. Seja no transporte lotação, fracionado, dedicado ou multimodal, o transportador deve planejar suas necessidades operacionais junto ao corretor especialista em seguro de carga, a fim de garantir maior eficiência, sustentabilidade financeira e desenvolvimento operacional.

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